Infância

A Valência Creche e Jardim de Infância do Centro de Assistência Paroquial de Loriga situa-se num edifício junto à Igreja, no meio da Vila de Loriga. Considera-se um local familiar e acolhedor, dando continuidade ao ambiente familiar para que as crianças se possam sentir em “Casa”.

Contudo e tendo em conta a faixa etária da criança, será um ambiente com inúmeras possibilidades de aprendizagens, provocações para um crescimento positivo e saudável, tanto a nível cognitivo, físico e sobretudo emocional… caberá aos adultos, educadora e auxiliares, encaminhar ou dirigir a aprendizagem, respeitando sempre a criança, incutindo valores, regras, num ambiente em que amizade prevalece…

Sala de berçário/creche: “sala das bolinhas”

«Na creche, o principal não é as actividades planeadas, ainda que adequadas, mas sim as rotinas e os tempos de actividades livres. As crianças muito pequenas não se desenvolvem bem em ambientes “escolarizado9s”, onde realizam actividades em grupos dirigidos por um adulto, mas em contextos calorosos e atentos às necessidades individuais.»

Gabriela Portugal

Sala de actividades Jardim de Infância: “sala dos sonhos”

É na primeira infância que o explorar, criar, fazer, assume um papel fundamental para enriquecer o conhecimento, através de diversas práticas pedagógicas queremos desenvolver o interesse pela aprendizagem, descobrindo e criando sempre MAIS…

O jardim é a primeira etapa no mundo escolar, servirá para criar os alicerces, deste modo será importante manter interesse na sua frequência…

Sala da componente de apoio à família: “sala do arco-íris”

Nesta sala recebemos e entregamos as crianças, são horas de actividades livres, em que a criança inicia ou acaba o seu dia de forma menos dirigida…

Nesse contexto são realizadas actividades ao longo do ano lectivo com o envolvimento e apoio da comunidade de encarregados de educação, pais, etc. Criando um ambiente familiar e harmoniosos entre ambos…

“É na família e no meio sociocultural em que se vive os primeiros anos que a criança inicia o seu desenvolvimento pessoal e social, constituindo a educação pré-escolar um contexto educativo mais alargado que vai permitir à criança interagir com outros adultos e crianças que têm, possivelmente, valores diferentes dos que interiorizou no seu meio de origem ao possibilitar a interacção com diferentes valores e perspectivas, a educação pré-escolar constitui um contexto favorável para que a criança vá aprendendo a to0mar consciência de si e do outro. Desta forma a educação pré-escolar tem um papel importante na educação para os valores.”

In Orientações Curriculares

Exterior/Polivalente

Neste espaço aproveita-se para realizar actividades de expressão física, para movimentos amplos de corpo, e jogos com regras, percursos, etc.

Além disso este espaço é aproveitado para recreio.