Email: geral@centroparoquialdeloriga.pt - Telefone: 238951852 * Fax: 238951859

Sobre a instituição


 

O Centro de Assistência Paroquial de Loriga é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que surgiu em 1953, da necessidade de dar apoio às famílias numerosas que residiam na freguesia de Loriga, com a resposta social de Creche e Jardim de Infância/ATL.

Nos últimos anos com o aumento da população idosa, com as alterações nos diferentes setores de atividade, processo emigratório, houve a necessidade de criar uma resposta social para dar apoio à classe mais idosa, tendo surgido em 2004 a Casa de Repouso Nossa Senhora da Guia com o serviço de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e Centro de Dia.

A nossa instituição situa-se na magnífica freguesia de Loriga, situada no sudoeste da Serra Estrela, concelho de Seia, caracterizada por uma excelente paisagem, onde a natureza, as tradições e os costumes são cada vez mais apreciados pelas gentes que nos visitam.

A nossa Missão


Desde cedo que a nossa instituição tentou desenvolver um trabalho de qualidade e serviços que fossem de encontro às necessidades da população que mais necessitava, sendo por isso que hoje em dia segue a sua missão de incluir e cuidar com carinho os idosos que acolhe na Casa de Repouso Nossa Senhora da Guia e as crianças na Creche e Jardim de Infância. Através do apoio de uma equipa multidisciplinar, proporciona cuidados e atividades que permitem ao idoso, ter uma vida digna, tranquila e confortável, e às crianças o desenvolvimento de um percurso pedagógico socialmente construtivo.

O Centro de Assistência Paroquial de Loriga, face à redução da taxa de natalidade, hoje dia está orientado para servir essencialmente a população mais idosa, através da valência de ERPI e Centro de Dia, tendo como principal intuito:

  • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos utentes e seus familiares, assegurando a satisfação das suas necessidades básicas: alojamento, alimentação, saúde, higiene, conforto e lazer.
  • Promover um plano de desenvolvimento individual ativo e dinâmico, onde o utente e seus familiares tenham um papel ativo e participativo.
  • Incrementar a inovação e a criatividade aliada a uma gestão participada de forma a melhorar a eficácia dos processos.

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Caríssimos amigos,

bem-vindos ao nosso espaço de encontro e partilha em rede!
Somos o Centro de Assistência Paroquial de Loriga, uma Instituição Particular de Solidariedade Social que exerce a sua acção a todos quantos necessitem dos serviços das nossas valências, numa atenção privilegiada e próxima aos mais carenciados.
Na primeira comunidade de Jerusalém, os cristãos eram assíduos ao ensino dos Apóstolos, à fracção do pão e às orações e partilhavam os seus bens ao ponto de não haver necessitados entre eles (cf. Act 2, 42-47). É também a partir deste primeiro testemunho comunitário, que queremos desenvolver toda a nossa acção.
Na prática, inspiramo-nos nos critérios do Evangelho (“O que fizeres ao mais pequenino dos teus irmãos é a Mim que o fazes” (Mt 25, 40) e regemo-nos pelos princípios e orientações da Doutrina Social da Igreja, tendo como parceiros de cooperação o Instituto de Segurança Social e todas as outras instituições, particularmente, as que servem o bem comum pela via da solidariedade social.

Somos uma porta aberta para acolher e bem servir.

Gratos pela sua visita,

votos de Paz e Bem!

 

A Direcção